Aston Martin DBR1 pode render 20 milhões

A Aston Martin produziu alguns dos mais cobiçados desportivos, mas também modelos de competição que fizeram história. Entre eles destaca-se o DBR1 de 1956, que coleccionou sucessos nas mais reputadas corridas do mundo, competindo com modelos como o Mercedes 300 SLR, Ferrari 250 e Jaguar C-Type.

A primeira das cinco unidades construídas será leiloada durante o "Concurso de Elegância" que se realiza anualmente em Pebble Beach, no estado americano da Califórnia. É um dos modelos melhor preservados e a RM Sotheby’s calcula que poderá atingir um valor na casa dos 20 milhões.

O DBR1/1 não tem o peso histórico do DBR1/2 vencedor das 24 Horas de Le Mans em 1959, mas também é um ganhador. Afirmou-se nos 1000 km de Nürburgring conduzido por Stirling Moss, um êxito que ajudou a Aston Martin a ganhar o Campeonato do Mundo de Sport em 1959, a primeira vez que uma marca britânica conseguir tal feito.

Depois dos sucessos em 1959, a Aston Martin decidiu abandonar as provas de resistência para se dedicar à Formula 1 e os seus carros foram vendidos. O DBR1/1 passou para as mãos de clientes privados e em 2001 foi considerado o carro de desporto mais elegante em Pebble Beach, antes de ser adquirido pelo actual proprietário que agora o colocou à venda.

É a primeira vez que um DBR1 surge num leilão e são grandes as expectativas sobre o preço que poderá vir a atingir quando for "à praça" em Agosto.

Em destaque